sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Passos para o AVIVAMENTO, de acordo com 1 Coríntios 5

1. Não ignorar o pecado:

"Geralmente se ouve que há entre
vós fornicação, e fornicação tal, que
nem ainda entre os gentios se
nomeia, como é haver quem possua a
mulher de seu pai.” Ver 1

O Salmista, durante algum tempo ignorou o seu pecado e os seus ossos se secaram (Salmos 32.3), mas a partir do momento que ele deixou de ignorar o seu pecado, ele alcançou o perdão e a benção de Deus (Salmos 32.5 e 6).

O Salmista passou a encarar o seu pecado e nao a ignorá-lo!

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha
iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque
eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” 
Salmos 51:1-3


2. Não compactuar com o pecado:

"Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.“ – Ver 2

Paulo descreve a igreja de Corintios neste capítulo, como uma igreja que ignorava o pecado, mas também que já convivia normalmente com ele.

Na segunda carta aos Corintios, Paulo já descreve a igreja, como uma igreja que já se entristecia com o pecado! 

“Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
Porque
a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” 
2 Coríntios 7:9-10

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si
mesmos…
Traidores, obstinados, orgulhosos,
mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela
. Destes afasta-te.” 
2 Timóteo 3:1-5


3. Tomar uma posição contra o pecado:

"Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.”  - Ver 3 a 5

Contra o nosso pecado e contra o pecado dos outros e principalmente daqueles que fazem "parte" da igreja.


Nao podemos esquecer que somos corpo, e que ao ignorarmos o pecado daqueles que estão na igreja, todos os membros do corpo serão afetados.

Por isso confessemos o nosso pecado, mas também, DEVEMOS CONFRONTAR E SE FOR NECESSARIO, DENUNCIAR O PECADO DAQUELES QUE ESTAO Á NPSSA VOLTA!

Se alguém pecar por ter sido testemunha de algo que viu ou soube e não o declarou, sofrerá as consequências da sua iniquidade.” 
Levítico 5.1

“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte.
Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua
iniquidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei:
Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua
iniquidade; mas tu livraste a tua alma.” 
Ezequiel 3:17-19


4. Enquanto o pecado não for removido, não adianta fazer festa (culto) a Deus:

"Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade
.“ Ver 6 a 8

Quantos continuam a tentar apresentar um culto a Deus, levando vidas de pecado?

A Biblia diz que aquele que encobre as suas transgressões, nuca prosperara (Proverbios 28.13).

“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do Senhor, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?
Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe
.” 
Isaías 29:13-16

Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta.
Portanto, o que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau.
Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.
Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Talvez o Senhor Deus dos Exércitos tenha piedade do remanescente de José
.”
Amós 5:12-15

Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro.
E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.
Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas
violas.”
Amós 5:21-23


5. Não ter comunhão com o pecado nem com o pecador que não se quer arrepender e converter:

"Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais
.“ 
Ver 9 a 11

É interessante perceber, que a biblia nos ensina para "identificar (noteis), aqueles que estando dentro da "igreja", nao fazem parte da mesma, porque as suas obras sao más.

“E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples
.” 
Romanos 16:17-18

“Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão
.”
2 Tessalonicenses 3:14-15


6. Remover de uma vez por todas o pecado do nosso meio:

"Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo
.” Ver 12

O salmista desejava que todo o seu pecado fosse totalmente removido, lavado!

“Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares…
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve
.”
Salmos 51:4-7


Conclusão:

Quando o povo de Israel estava a conquistar a terra prometida, eles tentaram conquistar a cidade de Aí e foram derrotados (Josue 7).
Josué orou  para que Deus lhe revelasse a razão da derrota.
Deus lhe disse que havia pecado no meio do povo. 
Um só homem tinha pecado e todo o povo foi derrotado (porque somos corpo)! 
Deus chamou as 12 tribos, depois uma tribo, depois as familias dessa tribo e até que chegou ao homem que tinha pecado, Aca!

Deus quer limpar a Sua igreja e vai passar por cada lar e por cada crente!
Será que temos pecado e estamos a esconder esse pecado?

"Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema."
Josué 7:13


Só quando o pecado que estava escondido debaixo da tenda de Aca, foi removido, é que o povo obteve vitoria!

Sem duvida que a santificação é o unico meio para o avivamento:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados (SANTIFICAÇAO), e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor (AVIVAMENTO)
Actos 3:19

Miguel Cartaxo
10.12.14

Sem comentários:

Enviar um comentário